
__
O que é Terapia Cognitivo Comportamental?
A Terapia Cognitiva Comportamental é uma abordagem dentre as diversas abordagens existente na psicoterapia.
Esta abordagem, também conhecida como TCC, tem como seu fundamento mergulhar o sujeito no conhecimento sobre si, visando a identificação de crenças e pensamentos disfuncionais, chamados de distorções cognitivas, confrontando-os com a realidade e corrigindo-os de forma a mudar essas crenças distorcidas, consequentemente levando a comportamentos mais ajustados com melhoria nas relações interpessoais. Mesmo as pessoas que acham que não precisam de terapia, podem ter ganhos mais afetuosos, mais significativos aumentando sua qualidade de vida.
__

Adriana, por que você escolheu esta abordagem?
A Abordagem Cognitiva Comportamental teve seu início por volta dos anos 60, se consolidando nos 70 por Aaron Beck.
Aaron Beck estudou na Brown University, graduado em 1942 nas áreas de Inglês e Ciência Política. Depois, estudou na Yale Medical School, formando-se em Medicina no ano de 1946.
Passou a dar aulas sobre psiquiatria na University of Pennsylvania, onde estabeleceu uma pesquisa clínica sobre depressão. Teve seus estudos principalmente focados no tratamento da depressão e passou a questionar o tratamento somente fármaco.
Conhecido como o pai da Terapia Cognitivo Comportamental, desenvolveu sua teoria depois de perceber que os métodos antes utilizados, não eram tão eficientes no tratamento da depressão. Depois de ver o sucesso do tratamento psicoterápico para os pacientes com depressão, passou a expandir e utilizar técnicas similares para tratar outras doenças como ansiedade e transtornos de personalidade. Beck acreditava que a depressão é causada devido a visões negativas irrealistas sobre o mundo. Pessoas deprimidas tem uma cognição negativa em três áreas, que são tidas como a tríade depressiva. Elas desenvolvem visões negativas sobre: elas mesmas, o mundo e seu futuro.
Foi também o criador do Beck Institute, juntamente com sua filha psicóloga, Judith Beck. O Instituto possui como objetivo o estudo de doenças psíquicas e treinamento sobre a Terapia Cognitivo-Comportamental para profissionais.
Baseados em fatos cientificamente comprovados, e na seriedade do trabalho, me formei construindo minha dedicação à esta abordagem e suas técnicas, nas quais têm se mostrado muito eficaz e promissora.
Adriana Duarte

